quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Niterói realiza novo LIRAa para controle da dengue.


Agentes do CCZ visitarão 12.079 imóveis em 52 bairros do município.


Nesta semana, agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) estão em campo para fazer o novo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).  A ação começou neste domingo (19/10) e vai até o próximo sábado (24/10).

Serão vistoriados 12.079 imóveis nos 52 bairros do município – entre casas, prédios, terrenos baldios e outros espaços com possíveis focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Os agentes visitam esses locais para inspecionar e identificar os criadouros e, ao encontrar, coletar as larvas ou pupas para análise em laboratório. Durante essas visitas também estão sendo reforçadas as ações educativas.  

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) é um importante instrumento de orientação para o controle da dengue, pois identifica as áreas prioritárias para medidas de prevenção e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito, visando à redução dos índices de infestação municipal.   Com base nas Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009) são considerados satisfatórios os municípios que apresentam larvas do mosquito em menos de 1% dos imóveis pesquisados.  São classificados como estado de alerta locais entre 1% e 3,99%.  E acima de 3,99%, locais de risco.

Segundo o Serviço de Controle de Vetores do CCZ, este é o quarto levantamento realizado em 2014.  Em janeiro o LIRAa constatou a presença do Aedes aegypti em 1.3% dos imóveis visitados. O índice apurado em março foi de 1.2%.  Os resultados de junho mostram 1.5%.  Os levantamentos continuam a apontar que a maioria dos focos do mosquito está nas residências.

Atualização (19/11/14):

O resultado apurado neste último LIRAa mostrou a presença do Aedes aegypti em 1% dos imóveis visitados.




















Um comentário:

  1. Obrigada pela recepção e aprendizado nestes últimos dias. Valeu muito ! Show !!

    ResponderExcluir