quarta-feira, 11 de março de 2015

CCZ promove palestra sobre Chikungunya para funcionários de hospital.




Funcionários do Hospital Municipal Carlos Tortelly participaram no período de 02 a 09/03 de palestra sobre a Febre de Chikungunya no auditório da instituição, bairro Centro.  Promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói –  através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde –, a ação educativa teve como objetivo, além de sensibilizar os servidores para a importância da prevenção, fornecer subsídio informativo para o aperfeiçoamento profissional dos mesmos.

A Febre de Chikungunya é uma doença infecciosa causada pelo vírus Chikungunya. A transmissão se dá através da picada de fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus,  infectadas pelo vírus CHIKV.  Os sintomas são parecidos com a dengue, porém as dores articulares são bem mais intensas.  O tratamento é sintomático e não existe vacina preventiva.  Surtos da doença têm ocorrido em vários países nos últimos anos, e no Brasil foram registrados mais de dois mil casos pelo Ministério da Saúde até o momento.

Ministrada pelas agentes Daniele Caviare, Leila Neves e Maria Helena Costa, a atividade se desenvolveu de modo descontraído através de explanação temática e apresentação de slide-show, e pretende ocorrer em outras unidades de saúde nas próximas semanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário