sexta-feira, 19 de junho de 2015

CCZ realiza captura de porcos nas ruas de Niterói





O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através da Seção de Controle da População Animal – realizou nesta quinta-feira (18/06) a remoção de porcos soltos em via pública e sem proprietário.  O objetivo da ação é evitar os problemas causados por esses animais, como acidentes de trânsito (sendo vítimas de atropelamentos e/ou causadores de colisões, choques e capotagens) e transmissão de inúmeras doenças (zoonoses).  Além dessas dificuldades, frequentemente sofrem maus tratos.

A equipe percorreu várias localidades do município.  Foram apreendidos 24 suínos ao total.  Bairros envolvidos na operação: Barreto, Caramujo (incluindo a Florália), Fonseca e Icaraí.


Os animais apreendidos são destinados ao curral de uma empresa conveniada com a prefeitura, onde ficam à disposição para resgate por um período de 10 (dez) dias.  Para efetuar o resgate, o proprietário necessita comprovar a propriedade e pagar multa e despesas referentes à permanência deles no local. Os que não são resgatados passam por uma bateria de exames, são vacinados, vermifugados, recebem cuidados veterinários e permanecem em quarentena até serem destinados para leilão.

O CCZ realizou em 2014 várias operações para captura de porcos, culminando na apreensão de 452 animais.  Em 2015 foram 139 porcos até o momento.

O serviço de remoção de porcos das vias públicas do município deve ser solicitado diretamente ao CCZ através do telefone (21) 99639-4251 (Sem Whatsapp). O atendimento é realizado com a maior rapidez possível, priorizando situações de maior risco.










Colaboração de texto e imagens:  Fábio Vilas Boas, chefe da Seção de Controle da População Animal do CCZ Niterói.


Nenhum comentário:

Postar um comentário