terça-feira, 23 de junho de 2015

CCZ realiza palestra sobre dengue, chikungunya e zika vírus no PMF Eva Ramos





Nesta segunda-feira (22/06), o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre dengue, febre de chikungunya e zika vírus no Médico de Família Eva Ramos, bairro Cantagalo, em atendimento à solicitação da enfermeira Vilma.


A ação educativa teve como objetivo sensibilizar os usuários do serviço de saúde sobre a importância de se adotar hábitos e práticas que evitem a proliferação do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre de chikungunya e zika vírus – no ambiente domiciliar e de convívio.


A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu a atividade por meio de bate papo interativo e distribuição de panfletos e folders educativos.  O público demonstrou interesse, questionando sobre métodos de prevenção e sintomas das doenças.  Uma usuária relatou que sua caixa d’água está cheia de larvas do Aedes e que o agente já colocou larvicida, mas como a tampa está empenada, sempre aparece mais. A palestrante prestou todas as informações necessárias para a eliminação dessas larvas e orientou também sobre a compra de uma tela ou até mesmo o uso de um lençol velho. Diante disso, a usuária falou que irá providenciar a compra da tela.


Além dos assuntos principais, alguns participantes solicitaram informações sobre caracol africano, doenças e formas de controle do molusco.  A agente prontamente atendeu ao pedido e passou noções básicas a respeito.

Na oportunidade, a Patrícia divulgou os serviços oferecidos pelo CCZ e a importância de se receber o agente na residência para fazer o trabalho de combate à dengue. Ao final, público e funcionários agradeceram a iniciativa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário