quarta-feira, 3 de junho de 2015

Nota Técnica Zika Vírus


O Zika vírus (ZIKAV ) é um arbovírus do gênero Flavivirus. Foi isolado pela primeira vez em 1947 em Uganda.  Após 20 anos foi comprovado na Nigéria, em diversos países do continente africano, asiático, oceânico e atualmente nas Américas. O principal modo de transmissão do ZIKAV é vetorial, envolvendo mosquitos pertencentes ao gênero Aedes, responsáveis também pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Febre Amarela.

A doença causada pelo ZIKAV é pouco conhecida e sua descrição está embasada em um número limitado de casos e investigação de surtos. Segundo esses estudos, somente 18% das infecções humanas resultam em manifestações clínicas. Quando aparecem, os sinais e sintomas mais comuns são: exantema maculopapular, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, edema, febre baixa, artralgia, mialgia e cefaleia. Apresenta evolução benigna na grande maioria dos casos e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. O tratamento dos casos sintomáticos é baseado no controle da febre e manejo da dor. É desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outras drogas anti-inflamatórias, em função de risco de complicações hemorrágicas, como ocorre com infecções por outros flavivirus.

Em 29 de abril de 2015 foi identificado ZIKAV na região de Camaçari/BA. Em 29 de maio de 2015 foi identificado ZIKAV em amostras provenientes de Natal/RN.  No dia 20 de maio de 2015  São Paulo notificou um caso confirmado na região do Sumaré e a partir dessa data outros estados vêm identificando a circulação de casos suspeitos de febre do Zika Vírus.  No domingo, dia 31/05, foi confirmado laboratorialmente um caso na capital fluminense. 


Recomendações aos profissionais de saúde do ERJ:

Que sejam notificados imediatamente às autoridades públicas de saúde casos de exantema e/ou hiperemia conjuntival acompanhados de sinais e sintomas neurológicos agudos. Os casos poderão ser notificados ao CIEVS/SES RJ. Através dos contatos – e-mail: notifica@saude.rj.gov.br, telefones (21) 2333-3852 / 2333-3996 / 2333-3993 – plantão 24h (21)98596-6553.  Em Niterói as notificações devem ser encaminhadas à Coordenação de Vigilância em Saúde – COVIG, e-mail: covig.niteroi@gmail.com , telefone 2719-4491.


Recomendações à população:

Qualquer sintomatologia semelhante às descritas acima procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.



4 comentários:

  1. Boa noite, procurando estatísticas sobre o Zika Vírus no Município de Niterói quase nada encontrei, porém, moro no Fonseca e para além de mim, encontrei uma família na mesma rua, com 3 adultos e um bebê também com Zika. Gostaria de deixar registrado. Minha nora trabalha em Icaraí e na loja já foram 3 casos, fora o marido de uma funcionária. Enfim, ao meu ver algo está errado. Falta de divulgação a população é uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia IET-Terapeutas Em Ação !
      Casos suspeitos de pessoas com zika vírus em Niterói, notificados à Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo investigados. Divulgamos apenas dados oficiais.

      Excluir
  2. Boa tarde. Qual é a orientação para notificação de suspeita do Zika Vírus, em Niterói? Meu marido foi diagnosticado em unidade pública de saúde em Paraty, no último dia 02, após sair de Niterói já doente. No dia 03 fui acometida pelas mesmas manchas que ele e ontem dia 04, fui a uma unidade particular de Niterói para investigação. O médico após realizar hemograma disse apenas que o quadro é compatível com virose. Qual é a unidade de referência do município para avaliar e notificar os possíveis casos de Zika Vírus?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Su !
    Entre em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói – COVIG, e-mail: covig.niteroi@gmail.com , telefone 2719-4491.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.