terça-feira, 2 de junho de 2015

Ônibus educativo sobre a dengue no Terminal João Goulart


Sexta-feira de conhecimentos sobre a dengue.  No Terminal João Goulart o ônibus educativo “Não dê tempo para a dengue” levou à população transeunte informações e orientações sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também da chikungunya.  A exposição itinerante teve como objetivo sensibilizar e educar os visitantes sobre prevenção e riscos do contágio das doenças.

O interior da unidade móvel é composto por cartazes, maquetes e peças que mostram todo o ciclo do mosquito Aedes Aegypti 1.800 vezes ampliado em acrílico. Além do vasto material, com a ajuda de lupa, é possível ver como são os ovos, as larvas, as pupas e o mosquito adulto em tamanho original em recipientes adequadamente acondicionados pela SUCEN- Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo.  Os materiais como cartazes e banners contidos no espaço interno são os utilizados pelo Ministério da Saúde em suas campanhas.



A representação do ciclo biológico do Aedes aegypti em esculturas acrílicas é desde o momento da postura do ovo – quando branco adquirindo logo após (em média 2h) à cor negra –, indo até o mosquito adulto.   Displays mostram também a forma com que o sangue é contaminado, pela picada, os sintomas da doença e a forma mais grave em fotos e ilustrações. 




Para explicar melhor como encontrar e destruir os locais de procriação do mosquito, o ônibus contou com agentes do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde – do Centro de Controle de Zoonoses. “Acho importante as pessoas aprenderem como eliminar o mosquito da dengue em suas casas.  Já tive essa doença duas vezes e foi horrível, fiquei mal mesmo, não quero passar por isso nunca mais ”, relatou a participante Virgínia da Silva.


Ao final, os visitantes receberam folders e revistinhas educativas de prevenção, souberam mais sobre a doença e suas formas de transmissão.  A finalidade é que se tornem multiplicadores das informações no ambiente de convívio.

O ônibus é uma iniciativa da GRP Ações Educativas Preventivas de Saúde Pública em parceria com Ministério da Saúde, iniciativa privada e órgãos governamentais estaduais e municipais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário