quarta-feira, 3 de junho de 2015

Operação de combate aos pernilongos em Niterói


Desde a última quinta-feira (28/05) o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses - através do Centro de Controle de Zoonoses -, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), está realizando uma operação especial de combate ao mosquito Culex quinquefasciatus, mais conhecido pelo nome popular de pernilongo ou muriçoca, nas ruas dos bairros de Santa Rosa, Vital Brazil, Jardim Icaraí e Icaraí.  O objetivo é controlar a alta infestação do inseto que tanto incômodo tem causado aos moradores nas últimas semanas.

A ação intensa é baseada em duas frentes:  trabalhadores da SECONSER fazem a limpeza dos bueiros e canais; em seguida, agentes do CCZ aplicam larvicidas  nos mesmos locais pela manhã e tarde.  À noite, profissionais percorrem as ruas usando pulverizadores costais de inseticida para erradicar o mosquito na fase adulta. Além disso, o carro “fumacê” circula após 22h para não atrapalhar o trânsito.

O produto utilizado na atividade de controle dos focos é um larvicida biológico, sintetizado a partir de enzimas de uma bactéria, cuja ação é específica para matar as larvas dos mosquitos que se reproduzem em qualquer tipo de água, não acarretando nenhum risco para pessoas, animais, peixes ou plantas. Quanto ao produto utilizado no carro fumacê, é um inseticida da classe dos piretróides, de baixa toxidade para o homem, animais e plantas. A pulverização desse inseticida é feita estritamente dentro dos critérios técnicos de segurança para os operadores e para a população.



O mosquito Culex quinquefasciatus 

Mais conhecido pelo nome popular de pernilongo ou muriçoca, o Culex quinquefasciatus é uma verdadeira praga para os moradores das concentrações humanas nas regiões mais quentes das Américas, Ásia, África e Oceania. Essa espécie de mosquito não transmite dengue, chikungunya ou zika vírus. Essas doenças são transmitidas pelo já famoso Aedes aegypti.
Demonstra preferência especial pelo homem. É encontrado com frequência dentro das casas, abrigado embaixo e atrás dos móveis, principalmente nos quartos. As fêmeas começam a agir ao crepúsculo e picam durante toda a noite, mas preferem as horas mais avançadas e os momentos pouco antes do amanhecer, diferente do mosquito da dengue, que tem sua atividade durante o dia.
É mais frequente nos meses quentes e chuvosos, pois a água que se acumula no solo amplia seus criadouros, mas pode ser encontrado durante todo o ano.  Seus criadouros referenciais são depósitos artificiais, no solo, em canais, bueiros ou em recipientes, com água estagnada e poluída, de aspecto sujo e mal cheirosa, rica em detritos e dejetos humanos. Põem seus ovos em valas negras, fossas, ralos, poços, latões, bebedouros de animais e latas e copos usados. Ao contrário do Aedes aegypti, que põe seus ovos em locais úmidos pouco acima do nível d´água, o Culex deposita os ovos diretamente sobre a água dos criadouros, em jangadas.







Fonte texto “O mosquito Culex quinquefasciatus”:  Invivo - Fiocruz
Fonte das imagens operacionais:  Cláudio Pinto Vicente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário