sexta-feira, 24 de julho de 2015

CCZ realiza palestra sobre roedores em canteiro de obras de condomínio



Nesta quinta-feira (23/07) , o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre roedores no canteiro de obras do Condomínio Ferney Voltaire (União Realizações Construtora), bairro Badu. O objetivo foi sensibilizar os funcionários sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra roedores no ambiente de trabalho, evitando doenças relacionadas a estes vetores, especialmente a leptospirose.

A ação educativa foi desenvolvida pela agente Patrícia Oliveira por meio de explanação e exibição de slide-show.  Foram abordados os tópicos:  espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose, e prevenção. Entre as medidas preventivas, agente orientou os responsáveis pela obra a oferecerem um destino correto aos restos de madeiras e fios, limpar e organizar refeitório e o almoxarifado todos os dias também; e ainda reforçou a importância da higienização das mãos antes das refeições e após a manipulação de materiais da obra que ficam expostos aos ratos.

Os participantes interagiram ativamente, mostrando-se interessados na temática, apresentando dúvidas e questionamentos.  Segundo a técnica em segurança do trabalho Tatiana Aguiar, as informações são importantes para sensibilizar os funcionários a evitar a prática incorreta de deixar alimentos no vestiário e no canteiro como um todo.   Ao final, agradeceram a iniciativa e se propuseram a pôr em prática os conhecimentos recebidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário