quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Prefeitura oferece castração gratuita de cães e gatos

Atualizado em 06/04/16.





O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), oferece gratuitamente o serviço de castração para cães e gatos aos moradores de Niterói. Em 2015, a equipe de médicos veterinários da Unidade de Controle da População Animal realizou 1000 cirurgias de castração.

As inscrições são abertas para os munícipes no primeiro dia útil de cada mês. Como forma de atender um maior número de pessoas possíveis, o Departamento restringe uma marcação por proprietário a cada inscrição aberta, evitando que existam filas muito longas e colaborando para a rapidez no atendimento às demandas. 

Castração

Método definitivo de esterilização, a cirurgia consiste na remoção do útero e ovários, na fêmea, e dos testículos, nos machos.  A cirurgia é indolor, feita sob anestesia geral.  Vantagens do procedimento:
  • Reduz o risco de tumores de mamas, próstata e tumores transmitidos sexualmente;
  • Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas;
  • Elimina o risco de uma piometra (doença intra-uterina que geralmente aparece após o cio, onde o útero se enche de pus, na qual o tratamento é a castração – ocorre em cerca de 60% das fêmeas não castradas);
  • Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território; 
  • Evita que os gatos fiquem fora de casa por dias sem se alimentar para acasalar;
  • Evita gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas;
  • Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas.

Agendamento

Para agendar a cirurgia, o responsável pelo animal deve entrar em contato com a Unidade de Controle da População Animal para receber as informações.  A partir daí, a pessoa deve ir até o local munida de documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição. É importante ir ao local para fazer a marcação, pois o número de faltas chegava a quase 50%, atrasando todo o processo e prejudicando quem realmente queria castrar seu animal. Uma semana antes da cirurgia, os veterinários passam todas as orientações sobre o pré-operatório do animal, assim como fazem no pós-operatório.

A Unidade de Controle da População Animal fica na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. Telefone: (21) 2711-0113


Fonte:
Dados:  UCPA
Prefeitura de Niterói - http://www.niteroi.rj.gov.br/
Agência de Notícias de Direitos Animais - http://www.anda.jor.br/
Imagens – logomarca UCPA e Google.

5 comentários:

  1. Mais que lamentável, decepcionante, que um serviço, que seria motivo de orgulho para a cidade, com funcionários atenciosos e profissionais competentes, seja interrompido, frequentemente, por falta de material. Reduzir as inscrições para um único dia,também só fez atrapalhar a vida dos que têm o cuidado de castrar seus animais. E o sr prefeito, o que tem feito por nossos animais?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    a partir de quantos meses pode se castrar filhotes de gatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Altair !

      Cães e gatos podem ser castrados a partir dos 06 meses de vida.

      Excluir
  3. Bom dia ainda estão fazendo castração? E a partir de quantos meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Renata !

      O recomendado é que a castração seja realizada a partir de 6 meses de vida do animal.

      Maiores informações, favor entre em contato com a nossa Unidade de Controle da População Animal através do telefone 2711-0113, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15h. O endereço é Rua Silvestre Rocha, nº 2 Icaraí.

      Excluir