sexta-feira, 6 de novembro de 2015

EVENTO OUTUBRO ROSA, PET ROSA !!!




Neste mês de outubro a Unidade de Controle da População Animal, do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói, esteve engajada na campanha Outubro Rosa, versão Pet.

O movimento conhecido mundialmente como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama em mulheres e homens. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Os animais também são vítimas deste tipo de câncer, que tem inclusive uma incidência considerada alta entre cães e gatos. Em ambos os casos, o diagnóstico é feito através de exames de rotina. Normalmente a doença aparece mais em cadelas e gatas não castradas devido à grande produção de hormônios no período da fertilização. Depois dos seis anos a chance aumenta, então é preciso cuidado redobrado.

Pedindo a atenção de todos sobre a importância dessa prevenção também nos animais, durante o mês, ao final da cirurgia de castração, cães e gatos fêmeos saíram da UCPA com uma fitinha rosa e seus proprietários receberam orientações dos profissionais veterinários.

E ainda no clima da campanha, a unidade promoveu o “OUTUBRO ROSA, PET ROSA !!!”,  evento que reuniu animais de estimação e seus donos num momento único (23/10), possibilitando a sensibilização dos proprietários quanto aos fatores de risco e necessidade de prevenção, tanto em relação aos bichos quanto mulheres e homens.  Palestrantes da UCPA, do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e da Associação dos Amigos da Mama de Niterói (ADAMA) abordaram a temática através de explanação, demonstração de autoexame (humanos), exposição de maquetes e banners em estande educativo, e distribuição de material informativo.

Palestrantes:
Camila Ferro (UCPA /CCZ)
Patrícia Oliveira (IEC /CCZ)
Vera Oliveira de Farias (PAISM)
Heloísa Helena Belfort, Maria Vanda de Almeida e Fátima Cordeiro (ADAMA)





















Nenhum comentário:

Postar um comentário