terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Ações integradas para combater o Aedes aegypti




Agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói e da Vigilância Ambiental de São Gonçalo realizaram no sábado (09/01) uma ação integrada para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – nos bairros da Engenhoca e Venda da Cruz, área limite entre os dois municípios.  O objetivo foi controlar possíveis criadouros para que focos do mosquito não se proliferem pela localidade.

Os profissionais percorreram residências e outros imóveis da região inspecionando locais que podem servir como criadouros, eliminando focos do mosquito, orientando a população sobre formas de prevenção e distribuindo material educativo. Também foi realizado o trabalho de pulverização de inseticida com carro fumacê para matar o Aedes aegypti na fase adulta.







O combate ao mosquito nos fins de semana faz parte das estratégias do município de Niterói para enfrentamento da dengue há muitos anos, segundo o chefe do Serviço de Controle de Vetores, Fernando Conceição.  “Os mutirões semanais ocorrem há muito tempo em nossa cidade. Esta ação conjunta de hoje só vem a intensificar e fortalecer mais ainda esse trabalho, não apenas aqui, mas nos dois municípios. Precisamos unir forças para combater esse mosquito.” 






Tenente Jardim e Fonseca
A tarefa de combater o Aedes aegypti ocorreu simultaneamente em outros bairros da cidade.  Em diversos pontos de Tenente Jardim e no Horto do Fonseca, do mesmo modo, agentes vistoriaram residências, inspecionaram locais que podem servir de criadouros do mosquito e orientaram a população quanto às medidas preventivas contra o vetor.



Niterói Contra o Aedes aegypti

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói realiza mutirões intersetoriais, ações que acontecem todos os fins de semana em diferentes locais da cidade, reunindo agentes que fazem a visitação em residências, prevenindo e combatendo possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é intensificar as ações de prevenção e combate às doenças em toda a cidade.

Além disso, trabalhos de conscientização em canteiros de obras – que costumam ter entulhos que podem acumular água –, estaleiros e borracheiros são feitos periodicamente.  Nas escolas são desenvolvidos projetos educativos em parceria com a Fundação Municipal de Educação, transformando as crianças em multiplicadores dos conhecimentos sobre a prevenção.

O trabalho é realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com outras pastas, como a de Conservação e Serviços Públicos, Educação, Ciência e Tecnologia, Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN). 


Disque-Dengue Niterói

O Disque-Dengue Niterói - (21) 2621-0100 - é a linha telefônica exclusiva do município para solicitação de visitas dos agentes e para denúncias de casas abandonadas, terrenos com lixo acumulando água, entre outros possíveis focos do mosquito da dengue. O atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário