quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Palestra sobre dengue, chikungunya e zika na Transoceânica Niterói




Nesta segunda-feira (22/02), o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre dengue, chikungunya e zika no canteiro de obras do consórcio Transoceânica Niterói, em Cafubá.

A ação educativa teve como objetivo sensibilizar os funcionários e seus supervisores sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti – responsável pela transmissão da dengue e demais agravos –no ambiente de convívio, especialmente o de trabalho.

Ministrada pelos agentes Élcio Nascimento e Rita de Cássia Oliveira, a atividade se desenvolveu através de explanação temática com apresentação de slide-show e filme, e distribuição de panfletos e folders.  Contou com a participação de 200 funcionários.

O público aprendeu sobre o ciclo de reprodução do mosquito, hábitos, locais prováveis de proliferação, aprofundaram os conhecimentos sobre as três enfermidades transmitidas pelo mesmo vetor, puderam interagir e esclarecer dúvidas. As principais questões apresentadas se referiram às similaridades e diferenças entre as três doenças, zika, meios de contágio, ação dos vírus no organismo humano, como encontrar larvas do inseto no local de trabalho e nas residências, entre outras.  A participação foi consideravelmente satisfatória.






Na oportunidade, a empresa informou que montou uma equipe para vistoriar semanalmente os canteiros de obras e solicitou o empenho e colaboração de todos os seus funcionários na mobilização.  E mais:  apresentou a sua própria campanha “Transoceânica Contra a Dengue/Zika:  Vamos juntos combater o Aedes aegypti !”, com distribuição de camisetas e informativos.






A obra 

A Transoceânica será uma via expressa de 9,3 quilômetros de extensão, e vai atender diretamente 11 bairros da Região Oceânica de Niterói. A previsão é de transportar cerca de 80 mil pessoas por dia. A primeira etapa é a construção do túnel. A obra completa ficará pronta em 24 meses. 

A via contará com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service), o primeiro implantado na América do Sul, equipados com ar-condicionado e com portas de ambos os lados. Pelo sistema, os passageiros poderão embarcar nos veículos em seus próprios bairros. Em seguida, os ônibus entrarão na faixa exclusiva do BHLS. 

O ônibus fará o percurso do Engenho do Mato até Charitas em 25 minutos, passando por 13 estações e pelo túnel, que não terá cobrança de pedágio. O corredor viário também contará com ciclovia.  (Fonte:  O Fluminense)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.