segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Prefeitura participa do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti



Na ação, 443 casas foram vistoriadas. 


A Prefeitura de Niterói  está participando das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em parceria com o Exército.

O trabalho foi iniciado na manhã deste sábado, 13/02, Dia Nacional de Mobilização para o combate ao Aedes aegypti, em Piratininga. Após realizar a abertura, na escola municipal Francisco Portugal Neves, o prefeito percorreu ao lado dos agentes da área de saúde, as casas do bairro Peixoto conversando e orientando moradores.

O prefeito falou sobre o trabalho realizado no município.
"Niterói já desenvolve um trabalho integrado entre as secretarias e o resultado disso foi, no ano passado, o município apresentar o menor índice de casos de dengue da região metropolitana. Neste momento, com o aumento dos indicadores, estamos ampliando nosso trabalho que será intenso até o final do verão. A participação do Exército é importante para mobilizar a população para o combate ao mosquito", afirmou.

Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses e da Clin percorreram ruas de Piratininga, distribuindo material informativo e vistoriaram 443 casas. O Exército ficou em pontos de grande circulação de pessoas como as barcas, Terminal Rodoviário João Goulart e Praia de Icaraí.

Segundo o presidente da Telebras, Jorge Bittar, o governo federal está empenhado no trabalho contra o Aedes aegypti.
" Fui convocado pela presidente Dilma para estar aqui hoje, estamos com uma campanha nacional para combater o mosquito, pois temos que agir de forma preventiva. Essa é uma guerra permanente e o trabalho complementar do Exército é muito importante para educação da população ", disse.

As visitas aos imóveis continua do dia 15 ao dia 18 deste mês e dia 19 será feito um trabalho em todas as escolas municipais e estaduais orientando os alunos sobre as formas de prevenção e combate ao Aedes.


A secretária de Saúde, Solange Oliveira, falou da parceria com as forças armadas.
"Neste momento, com a circulação de novos vírus, estamos acrescentando ao nosso modelo de trabalho a parceria com o Exército. Os soldados foram capacitados pelos nossos profissionais e estão atuando no município em conjunto com a prefeitura que já realiza ações intensas e durante todo ano", destacou.

Participaram do Dia Nacional de Combate ao mosquito, as secretárias Executiva, Maria Celia Vasconcellos, de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, de Educação, Flavia Monteiro, de Assistência Social, Verônica Lima, além do deputado estadual Waldeck Carneiro,  vereador Bira Marques, o diretor da Companhia de Limpeza de Niterói, Antônio Lourosa, e o chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Francisco de Faria Neto.


Ação na AABB de São Francisco

O vice-prefeito Axel Grael também participou de uma ação contra o mosquito Aedes, realizada hoje na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em São Francisco.

No evento, estavam presentes o vice-presidente do Banco do Brasil, Júlio César Alves de Oliveira e o presidente da AABB de Niterói, Guilherme Souza Magalhães.

Durante toda a manhã, sócios e voluntários percorreram toda a sede do clube, fazendo uma vistoria a procura de focos do mosquito. Uma engenheira ambiental acompanhou o grupo dando dicas de como prevenir o aparecimento de criadouros do mosquito. Essa ação aconteceu hoje simultaneamente em todas as sedes da AABB pelo Brasil

"Cada um tem que cumprir o seu papel. É importante que cada um olhe seu quintal, seu local de trabalho, seu bairro e faça sua parte. Estamos em um esforço muito grande em Niterói, mobilizando toda a prefeitura. Temos quase 2 mil pessoas entre servidores e voluntários ajudando no combate ao mosquito Aedes. essa iniciativa aqui hoje na AABB é maior importante é fico feliz que a sociedade se organize com esse tipo de esforço, que vai aumentar o nosso Exército contra esse mosquito. E que essa ação sirva de exemplo aos outros clubes. Hoje também as forças militares estão se juntando a nossa luta. 400 homens do Exército estão se unindo as equipes da prefeitura para ajudar. Estamos unindo forças  e essa parceria será um sucesso", disse Axel Grael.



Abertura do evento na Escola Municipal Francisco Portugal Neves (Piratininga)










Prefeito Rodrigo Neves e profissionais de saúde percorrendo as ruas do bairro Peixoto



















Fonte texto:  Prefeitura de Niterói
Colaboração de imagens:  Élcio Nascimento e Cláudio Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário