sábado, 20 de fevereiro de 2016

Projeto Gugu recebe orientações sobre dengue, chikungunya e zika






O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu uma ação de orientação sobre dengue, chikungunya e zika junto aos integrantes do Projeto Gugu do Núcleo Maria Paula nesta quinta-feira (18/02). 

A atividade deu-se por meio de bate papo interativo e distribuição de panfletos na praça do bairro onde o grupo se reúne para fazer exercícios físicos habitualmente.  A abordagem educativa incluiu, além das informações sobre as doenças, características do mosquito Aedes aegypti, dados atuais sobre a situação da microcefalia no país, e principais medidas de prevenção.

“O objetivo foi sensibilizar os participantes sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao Aedes aegypti [transmissor da dengue, chikungunya e zika], com a vigilância constante do ambiente de convívio, evitando a água parada em locais que possam servir como criadouros do mosquito, impedindo assim o avanço das doenças na cidade”, explicou a agente do CCZ e palestrante Patrícia de Oliveira.

A participação do grupo foi interessada e com entusiasmo.  A maioria apresentou dúvidas sobre as motivações da microcefalia e solicitou informações sobre mosquitos transgênicos.  Todas foram esclarecidas.  Alguns se queixaram das ruas de Maria Paula e Estrada do Rio d'Ouro cheias de buracos que, após a chuva, ficam repletos de água parada.

Ao final, o público agradeceu a iniciativa.








Projeto Gugu

O Projeto Gugu é um dos mais bem sucedidos programas de ginástica e incentivo à qualidade de vida voltados para idosos.

Idealizado e comandado pelo médico ortopedista e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva (in memoriam), o Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói. 

Os núcleos foram surgindo, e o mais interessante é que se propunha simplesmente fazer exercícios físicos, e agora reintegra o idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social.
(Fonte:  http://www.funcab.org/gugu.php) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário