sexta-feira, 4 de março de 2016

Alunos do Sininho de Ouro participam de palestra sobre Aedes aegypti





Alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) do Jardim de Infância Sininho de Ouro /Colégio Wanderley Costa, no Barreto, participaram de palestra sobre o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – realizada pela equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, nesta terça e quarta-feira (01 e 02/03).  A ação educativa em saúde faz parte da campanha “Não Crie Mosquito em Casa”, da Prefeitura de Niterói. 

O objetivo é despertar nos estudantes a importância de se combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor dos vírus causadores das doenças dengue, zika e chikungunya – no ambiente de convívio.  

A aula foi ministrada pelos agentes Antônio Pessoa, Jonas Queiróz e Rodolfo Mata, que  desenvolveram a temática com bate-papo e apresentação de slide-show. Estudantes e professores aprenderam mais sobre as três doenças e seus sintomas, características do inseto, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

O público participou ativamente, demonstrando interesse em conhecer mais sobre o assunto.  A maioria apresentou alguma dúvida, relato ou questionamento, que foi prontamente debatido e esclarecido.  

Sobre o papel da criança como multiplicadora das informações no ambiente familiar e escolar, a professora Carmem Lídia explica: “É importantíssimo. A criança, com orientações adequadas, participa ativamente na contribuição do combate a dengue e outras doenças em foco. Informa aos familiares e amigos as novas maneiras de como agir.”

Simultaneamente às exposições teóricas do IEC, a unidade escolar promoveu a Semana de Combate ao mosquito Aedes aegypti (26/02 a 03/03) com o objetivo de conscientizar sobre a forma mais eficiente de combater os focos dos mosquitos nas casas e na comunidade, e alertar sobre os sintomas e cuidados com as doenças.  A iniciativa produziu a maquete do mosquitão (foto), desenhos, músicas, entre outras práticas pedagógicas.


A campanha Não Crie Mosquito em Casa 

A prefeitura lançou em janeiro a campanha “Não Crie Mosquito em Casa” e o aplicativo “Sem Dengue”, com o qual a população poderá tirar fotos de possíveis criadouros do mosquito. A campanha tem, ainda, divulgação nas mídias sociais e uma página especial no Portal da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br/contradengue). As pessoas também podem denunciar possíveis focos de Aedes pelo Disque Dengue (2621-0100).

Saiba como eliminar os focos do Aedes aegypti:











Nenhum comentário:

Postar um comentário