segunda-feira, 11 de abril de 2016

Curso de Formação Básica de Agentes de Vigilância em Saúde





Agentes comunitários da rede municipal de saúde iniciaram nesta quinta-feira (07/04) participação no Curso de Formação Básica de Agentes de Vigilância em Saúde, no auditório do Núcleo de Ensino Permanente e Pesquisa (NEPP), Centro.  A ação educativa em saúde é uma iniciativa do NEPP em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, e da Seção de Controle Ambiental.

O objetivo é formar profissionais de nível médio, responsáveis pela execução das ações de Vigilância em Saúde que atuam no âmbito do Programa Médico de Família, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos relativos à globalidade do processo de trabalho que contribuam para a adoção de uma prática mais crítica, reflexiva e inovadora.

O curso foi desenvolvido com base no PROFORMAR e é dividido em oito módulos com um total de 36 horas /aula e ainda 100 horas /aula destinadas à produção dos trabalhos de campo e de conclusão.  Os encontros serão quinzenais, no mesmo auditório, com duração de três meses.

Neste primeiro módulo, os profissionais Cláudio Moreira (Controle Ambiental) e Devylson da Costa Campos (Laboratório de Zoonoses) apresentaram a programação e ministraram a aula “O SUS e a Vigilância em Saúde” para uma turma de 24 agentes envolvidos no Programa Enseada Limpa.

Para o palestrante Cláudio Moreira, este primeiro encontro foi bem positivo:  “Acredito muito neste tipo de iniciativa em que são oferecidos subsídios para o desenvolvimento e formação de profissionais que atuam na ponta.  O destaque ficou pelo grau de concentração e interesse da turma que me pareceu bastante comprometida.”



PROFORMAR

O Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar) resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde/Funasa e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

O Curso contribui para a construção de um projeto político-pedagógico dentro do SUS e conta com o apoio de estados e municípios; da Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e do Canal Saúde.

Com educação continuada e permanente, o Proformar conjuga o ensino a distância com o presencial, por meio de uma rede de articuladores pedagógicos, de suporte logístico, dos Núcleos de Apoio à Docência e de materiais didáticos que estabelecem estreita relação entre teoria e prática, ensino e serviços, escola e comunidade.(Fonte:http://www.ead.fiocruz.br/curso)


Programa Enseada Limpa

O Programa ENSEADA LIMPA, de iniciativa da Prefeitura de Niterói, foi lançado em 2013, no início da atual administração, e tem como objetivo maior fazer com que a Enseada de Jurujuba seja a primeira área da Baía de Guanabara a ser totalmente despoluída.

Coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael, o programa envolve diversas secretarias municipais e a concessionária Águas de Niterói.  Abrange ações de urbanização e instalação de banheiros nas residências nas quais foi constatada a ausência; ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares à rede; iniciativas para a gestão de resíduos sólidos, como a não colocação de lixo nas encostas; entre outras medidas.

O Enseada Limpa tem como base territorial a bacia hidrográfica da Enseada de Jurujuba, que abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira e parte do Largo da Batalha, além das comunidades de Gavião, Jamelão, Igrejinha, Ponte Velha, Maceió, Preventório, Peixe Galo, Cascarejo e Salinas, entre outras. O programa visa a melhor qualidade das águas e do meio ambiente de modo geral e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida da população desses locais.  (Fonte:  http://www.niteroi.rj.gov.br)













Fonte das Imagens:  Marco Antônio Borges e Cláudio Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário