segunda-feira, 27 de junho de 2016

OMS divulga recomendações sobre zika para as Olimpíadas



Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que acontecem no Rio de Janeiro de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, respectivamente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) periodicamente tem publicado recomendações aos viajantes que vêm para a cidade. No documento divulgado nesta terça-feira (21/6), disponível aqui em inglês, a diretriz em relação à zika é prevenir a infecção pelo vírus tanto pelo Aedes aegypti, como por via sexual. Mulheres grávidas, contudo, não devem viajar para áreas de surtos da doença, incluindo o Brasil.


Embora no inverno a transmissão de doenças por mosquitos seja reduzida, a OMS sugere adotar medidas como cobrir janelas e portas com telas, usar roupas que cubram a maior parte do corpo, aplicar repelentes aprovados pelas autoridades sanitárias e evitar locais sem água encanada e com saneamento deficiente. Para evitar o contágio sexual de zika, o órgão aconselha que ou se utilize preservativo nas relações sexuais ou que os turistas se abstenham de sexo durante a estadia no Brasil e por, pelo menos, oito semanas após o regresso ao seu país de origem. No caso de apresentar sintomas da doença, este o prazo deve se estender por, pelo menos, seis meses. Para doar sangue, os viajantes que retornam do Brasil devem aguardar, pelo menos, quatro semanas após a saída do país.


Outras recomendações

Há alertas específicos para as cidades de Manaus, Belo Horizonte e Salvador devido, respectivamente, ao risco de contrair malária, febre maculosa e leptospirose. Também é informado que nas áreas rurais da região nordeste do Brasil, há risco de leishmaniose, esquistossomose, filariose linfática e outras doenças tropicais negligenciadas.

No texto, a OMS reforça o aconselhamento sobre a adoção do uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e sobre realizar as devidas imunizações entre quatro e oito semanas antes da vinda ao Brasil, de acordo com o calendário de vacinação de seu país de origem e com os destinos específicos. O órgão também alerta para os cuidados de higiene em relação à alimentação, devido ao risco de infecções gastrointestinais. Ingerir alimentos bem cozido e mantidos em temperatura adequada e beber somente água potável são sugestões da OMS.

Os viajantes são aconselhados também quanto a questõees de segurança pessoal. É recomendado só usar táxis do aeroporto ou ônibus de transporte autorizado, não viajar sozinho à noite, evitar áreas suspeitas e viajar com um acompanhante. A OMS também informa sobre o alto índice de acidentes e lesões no trânsito - a principal causas de morte entre os viajantes com idade inferior a 55 anos; o risco de inundações e deslizamento em áreas urbanas após fortes chuvas; e a presença de animais peçonhentos, como escorpiões e cobras.



Fonte:  Ministério da Saúde /Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário