sexta-feira, 22 de julho de 2016

Jovens escoteiros realizam campanha contra a dengue e zika






Com o objetivo de sensibilizar a comunidade dos bairros Centro e São Lourenço sobre a prevenção das doenças dengue e zika, jovens da União Escoteiros do Brasil realizaram campanha educativa no Centro Cultural Abrigo dos Bondes /Supermercado Guanabara no último sábado (16/07).

Vinte e seis escoteiros, a maioria entre 7 a 20 anos de idade, abordaram os transeuntes para distribuir material informativo (cartazes, panfletos, folders e revistinhas) e prestar orientações sobre as doenças e como evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Os jovens fazem parte do GRUPO ESCOTEIRO 64RJ – Professor Lourival Gomes de Andrade.

A campanha faz parte da 25ª edição do projeto Mutirão Ecológico – MUTECO – da União Escoteiro do Brasil. Na programação 2016 de atividades a serem realizadas, há uma para todos os ramos (jovens do grupo) específica para a dengue. 

Segundo o coordenador da atividade, Carlos Magno de Sá, presidente do grupo, a ação educativa em saúde foi positiva:  “Muito boa. A população recebeu bem a abordagem dos jovens sobre a campanha”, avaliou.

A atividade contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, na cessão do material informativo, e do Centro Cultural Abrigo dos Bondes, que permitiu o uso do espaço. 



25 ANOS DO MUTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÃO ECOLÓGICA

Neste ano de 2016, a União Escoteiros do Brasil celebra os 25 anos do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, uma atividade nacional bastante exitosa, que demonstra na prática o poder de mobilização dos grupos escoteiros em todo Brasil no desenvolvimento de ações conscientização, preservação e cuidados com o meio ambiente.

A primeira edição foi realizada no ano de 1991, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.  A partir do ano de 2004, a atividade passou a ganhar um tema a cada ano, o que permitiu que as ações fossem orientadas para questões específicas, tais como: reciclagem, aquecimento global, sustentabilidade, consumo consciente, água e muitos outros.

O 25º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – A BIODIVERSIDADE QUE NOS UNE –, desenvolvido a partir de sugestões dos participantes da Rede Ambiental Escoteira (RAE), propõe uma imersão no mundo da biodiversidade, com ações que demonstrem não só a sua importância, mas também o quanto pode ser divertida uma ação direta pela sustentabilidade. 

A biodiversidade é a diversidade ou a variedade de formas de vida no planeta A biodiversidade é a diversidade ou a variedade de formas de vida no planeta. Ou seja, é a diversidade de espécies, genes, variedades, ecossistemas, gêneros e famílias, enfim, a variedade da natureza viva. (25º MUTECO, Boletim 1, versão 01)










Fonte das informações e imagens:  Carlos Magno de Sá



Nenhum comentário:

Postar um comentário