quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Agentes do CCZ participam de seminário sobre atualização em arboviroses

Criação em 19/10/16
Atualização de imagens em 24/10/16



Nesta segunda-feira (17/10), agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) participaram do seminário “Atualização em Arboviroses” no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP), bairro Centro.
A ação educativa teve como objetivo propiciar aos profissionais aprimoramentos dos seus conhecimentos sobre as principais arboviroses de interesse em Saúde Pública no país atualmente – dengue, zika e chikungunya –  e as questões que envolvem o controle do mosquito Aedes aegypti no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ministrada por profissionais do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC /CCZ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a atividade desenvolveu-se por meio de explanação temática, apresentação de slide-show e filmes, demonstração de material de apoio e distribuição de informativos. 

O palestrante Hugo Costa (IEC /CCZ) destaca a importância do seminário:  “O deste ano foi muito importante porque tratou da temática das arboviroses, desse panorama atual da zika e da chikungunya no país, pois é fundamental passar para os agentes – aqueles que trabalham na ponta – as informações corretas.  Muitas dúvidas foram esclarecidas, mitos foram quebrados.  Achei muito bom, e a participação do público foi excelente. Outra coisa interessante no seminário foi a parte que aborda o papel do agente de endemias no SUS, especialmente o protagonismo dele nas questões de Saúde Pública [palestra de Alberto Jucelino]”.

Para a agente Patrícia de Oliveira, o seminário foi uma oportunidade de atualizar conhecimentos:  “Sempre acho esses seminários muito interessantes.  Além de adquirirmos novas informações, temos a chance de saber o que está acontecendo no dia a dia das visitas domiciliares no que diz respeito ao controle do Aedes aegypti.  Aproveito para parabenizar a coordenadora do IEC por essa iniciativa de anualmente disponibilizar para todos a nossa melhor ferramenta de trabalho:  o conhecimento.”

A agente também pontua um episódio que chamou bem a atenção:  “A funcionária Valéria, da Fiocruz, acolheu a dúvida de um colega com notável atitude ética. Ficou claro que nenhuma pergunta deve ser desconsiderada e sim esclarecida com muito respeito.”

As próximas turmas de agentes participarão nos dias 21, 24 e 31/10.



Imagens 24/10/16












Imagens 21/10/16







Imagens 17/10/16













Nenhum comentário:

Postar um comentário