quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Prevenção contra o câncer de mama também nos bichos.





O movimento conhecido mundialmente como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama em mulheres e homens. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O que poucas pessoas sabem é que os animais também são vítimas deste tipo de câncer, que tem inclusive uma incidência considerada alta entre cães e gatos. Em ambos os casos, o diagnóstico é feito através de exames de rotina. Normalmente a doença aparece mais em cadelas e gatas não castradas devido à grande produção de hormônios no período da fertilização. Depois dos seis anos a chance aumenta, então é preciso cuidado redobrado.

E no clima da campanha, a Unidade de Controle da População Animal (UCPA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu na manhã desta terça-feira (25/10) o “OUTUBRO ROSA, PET ROSA!”,  evento que reuniu animais de estimação e seus donos, possibilitando a sensibilização dos proprietários quanto aos fatores de risco e necessidade de prevenção, tanto em relação aos bichos quanto mulheres e homens.  

Palestrantes da UCPA, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e da Associação dos Amigos da Mama de Niterói (ADAMA) abordaram a temática através de explanação, demonstração de autoexame (humanos), e distribuição de material informativo. O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC /CCZ) atuou com seu estande educativo onde, além da exposição de maquetes e disponibilização de folders e panfletos educativos, os profissionais orientaram os participantes sobre guarda responsável de animais e a importância da castração.






Para o chefe da Seção de Controle de População Animal do CCZ, Fábio Villas Boas, o exame nos animais tem uma importância semelhante ao realizado na mulher:  "Examinamos a mama para ver se tem algum início de tumoração e realizamos a ultrassonografia para visualizar o útero e os ovários para ver se o animal está com algum tipo de inflamação ou com tumores. O diagnóstico precoce é fundamental para que esse animal tenha qualidade de vida. O câncer em animais tem tratamento cirúrgico e até quimioterapia. Assim como nos humanos, a chave é detectar antes", explica Fábio.  Durante o evento, o Centro de Castração /UCPA realizou 16 exames gratuitos de ultrassonografia nas mamas, útero e ovários de gatas e cadelas. 

Chanel, cadela de 1 ano e 11 meses, fez sucesso no evento. O dono, Jorge Pereira, de 68 anos, aposentado, conta que ela foi castrada no UCPA e elogiou o atendimento:  "São exames caros, que nem sempre a população tem condições de pagar e o animal acaba ficando desassistido. Então é uma grande iniciativa. A Chanel foi castrada aqui, o atendimento foi excelente, a recuperação dela foi ótima. Ficamos tão satisfeitos que continuamos em contato com a equipe, passeamos por aqui às vezes, e agora ela voltou para participar do Pet Rosa", elogia. 

Outra que aproveitou a gratuidade para ter seu animalzinho examinado foi Raimunda Alves, de 59 anos. Ela levou a cadelinha Mel, de 6 anos, e aproveitou para participar da palestra sobre prevenção do câncer de mama em humanos:  "Gostei. Paguei caríssimo em uma veterinária para ela fazer esse exame no ano passado e hoje ela pôde fazer gratuitamente. A Mel tem um probleminha genético e precisa passar por exames sempre. Amei o serviço. Eu gosto muito dos meus animais e eles merecem todo o carinho e cuidado. Também achei  muito interessante esse trabalho.", afirma Raimunda. 




 













Castração 

O Centro de Castração /UCPA foi reaberto em 2013 e já realizou quase três mil cirurgias gratuitas. Apenas este ano, foram 667 procedimentos. A meta, segundo Villas Boas, é alcançar mil cirurgias até o fim de dezembro.

As inscrições são abertas para os munícipes a cada dois meses. Para agendar a cirurgia, o responsável pelo animal deve entrar em contato com o Centro de Castração pelo telefone. A partir disso, a pessoa deve ir até o local munida de documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição. 

O Centro de Castração /UCPA fica na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. O telefone é o (21) 2711-0113. 


Fonte parcial do texto:  Prefeitura de Niterói 
Imagens:  CCZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário