segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Campanha Novembro Azul também para os animais de estimação





A Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) realizou no último dia 24/11 o evento “Novembro Azul, Pet Azul!”, em celebração ao mês de conscientização ao câncer de próstata, comum nos seres humanos e animais. A atividade aconteceu na Unidade de Controle de População Animal (UCPA), na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. O objetivo foi alertar aos tutores sobre a importância dos exames de prevenção e diagnóstico precoce também nos bichinhos de estimação. 

A equipe de médicos veterinários do UCPA fez orientações sobre a saúde dos PET’s, além de oferecer gratuitamente o exame de ultrassonografia para os cães machos, principal método para o diagnóstico de um possível câncer na próstata. Além de abordar o tema saúde do cão e gato, o evento contou com instruções e distribuição de material informativo sobre a saúde do homem, por meio do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (Desum) e do Programa de Atenção Integral a Saúde do Homem.

“Os animais domésticos, como cães e gatos, podem desenvolver este tipo de câncer assim como o homem. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos, entre oito e 12 anos. A dificuldade para defecar, incontinência urinária, complicação respiratória, constipação intestinal e perda de peso são os principais. Portanto, a prevenção é essencial para a saúde dos animais. Levá-los periodicamente ao médico para realizar exames de rotina e a castração são os principais cuidados”, informa a médica veterinária Camila de Oliveira Ferro.


Fonte do texto:  Prefeitura de Niterói e O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.