quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Arboviroses é tema de ação educativa na Clínica da Família da Ilha da Conceição







Com o objetivo de efetivar a troca de informações e orientar sobre os cuidados necessários para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no ambiente familiar e de convívio,  o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)  –  através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC)  – realizou nos dias 04 e 05/01 ação educativa na Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição.

A atividade de sala de espera teve como mote a prevenção das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), visando alertar os usuários sobre possível aumento de casos de uma ou mais dessas doenças neste verão.

O IEC atuou com seu estande educativo onde os visitantes (usuários e funcionários) puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência.  Além disso, a equipe prestou orientações e distribuiu material informativo.

Os participantes, curiosos em relação ao trabalho, se aproximavam, faziam perguntas e apresentavam suas dúvidas,  mostrando interesse em conhecer mais a temática.  Alguns relataram situações cotidianas de vizinhos que, apesar de bem informados, não cuidam dos próprios quintais, acumulando água limpa e parada em locais e objetos que servem como criadouros de mosquitos.  Os profissionais diretamente envolvidos consideraram a atividade positiva.


Equipe:  Antônio Pessoa, Jonas Queiróz, Hugo Costa, Maria Cristina Crisóstomo, Rodolfo Matta, Rogério Tavares e Rosani Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário