segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Prefeitura realiza mutirão contra Aedes no Viradouro





350 casas foram vistorias na ação



A Prefeitura de Niterói realizou, neste sábado (7/1), mais uma ação de reforço no combate ao Aedes aegypti. Durante a manhã, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Programa Médico de Família (PMF) e Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) percorreram o Viradouro, em Santa Rosa, orientando a população e combatendo focos do mosquito. 

Cerca de 30 agentes do CCZ vistoriaram um total de 350 casas e aplicaram larvicida quando necessário. Agentes comunitários de saúde, do PMF, distribuíram folhetos informativos, orientando a população, e fixaram cartazes no comércio da região. A Clin recolheu o lixo do local. 

Segundo o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), o criadouro mais frequente em Niterói é a caixa d'água de residências, diante deste dado o chefe do CCZ, Francisco de Faria Neto, faz um alerta à população.

“Realizamos um trabalho intenso de combate ao Aedes, mas é fundamental que as pessoas colaborem vistoriando suas casas diariamente, evitando possíveis focos do mosquito”, afirmou.

Comerciante da região, Roberto Gomes garante cumprir seu papel cuidando da casa e considerou importante a ação da Prefeitura.

"Fico de olho em tudo. Todos os dias verifico plantas, vasos, caixa d'água, garantindo que não há risco de foco. Essa ação da Prefeitura é importante, principalmente para conscientizar a população, que também deve fazer sua parte", declarou Roberto.

Os mutirões intersetoriais acontecem aos fins de semana em diferentes locais da cidade. Na próxima semana, 14, será a vez de o Morro do Bumba receber a visita. No dia 21, a Comunidade Boa Vista e, encerrando o mês, o bairro Vital Brazil no dia 28.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (DEVIC) promovem um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo possíveis focos do mosquito e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o DEVIC na prevenção e combate aos focos do mosquito, nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.



Fonte do texto:  Prefeitura de Niterói
Fonte da Imagem:  O Fluminense 


Nenhum comentário:

Postar um comentário