sexta-feira, 14 de julho de 2017

CMS realiza reunião preparatória para a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde


Criado em 14/07/17 - Atualizado em 11/08/17



O Conselho Municipal de Saúde de Niterói (CMS) promoveu na tarde de terça-feira (11/7), no auditório Nelly Cantelmo do Hospital Municipal Carlos Tortelly, reunião preparatória para a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (1ª CMVS), que, de acordo com o Decreto 12547, de 31 de janeiro deste ano, assinado pelo prefeito Rodrigo Neves, deverá se realizar em Niterói, entre os dias 18 e 19 de agosto.  O local será a Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Gragoatá, no Bloco F da Faculdade de Economia.

Com o tema: "Vigilância em Saúde, Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público e de Qualidade”, o evento terá como objetivo avaliar e discutir a política municipal do setor. Para isso, conselheiros do CMS, profissionais de saúde e líderes comunitários estiveram presentes, ocasião em que foi analisado e discutido o documento orientador da conferência e divulgadas as ações realizadas por toda Rede Municipal de Vigilância em Saúde, que reúne a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Niterói, de acordo com dados do Devic, tinha até maio deste ano 2.388 comércios cadastrados que vendem alimentos, entre mercados, lanchonetes, bares, restaurantes e similares. Outro dado importante divulgado é que nestes últimos três anos, as equipes da Vigilância de Alimentos realizaram mais de sete mil inspeções, emitiram mais de 467 autos de infração e interditaram 30 estabelecimentos.

Estiveram presentes à reunião os chefes:  Ana Eppinghaus,  Covig;  Renato Alves, Devic – Silvia Malheiros (Vigilância Sanitária de Alimentos),  João Carlos Felipe (Seção de Medicamentos e Correlatos), Ricardo Couto (Engenharia Sanitária), Fabíola Ambrósio (Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde);  Francisco de Faria Neto, CCZ – Cláudio Moreira (Seção de Controle Ambiental), Fernando Conceição (Setor de Controle de Vetores), Fábio Vilas Boas (Seção de Controle da População Animal).


Principais questionamentos e depoimentos:

“A qualidade de vida passa pela saúde ambiental, pela moradia, pela mobilidade urbana. Existe essa transversalidade, parceria com o pessoal da Clin no sentido de prevenção, controle e escoamento do lixo em Niterói ?”  Vânia Bretas, professora e  coordenadora da União Brasileira de Mulheres de Niterói.

“O lixo continua indo para o Aterro Controlado no Morro do Céu. Em relação à questão da transversalidade, temos um trabalho junto à Defesa Civil muito intenso, não só com a formação dos agentes que participam dos programas da Defesa Civil, como também os nossos agentes são capacitados pelo pessoal da Defesa Civil para identificar eventuais riscos de deslizamento, de queda de barreira. Os agentes do Setor de Controle de Vetores trabalham de maneira setorizada. Cada agente é responsável por cerca de mil imóveis da cidade, isto é, a cada dois meses os agentes percorrem todos os imóveis da cidade de Niterói. A possibilidade deles poderem identificar eventuais riscos de queda de barreira ou desabamento nesses lugares, uma vez que estejam capacitados, é muito grande. 
Temos uma parceria muito boa com o pessoal da Clin para recolhimento de pneus e lixo que favorecem o aparecimento de mosquitos e ratos.
É importante haver a integração de trabalhos, a intersetorialidade proposta pelo SUS, para que possamos ter melhores resultados.”
Francisco de Faria Neto, chefe do Centro de Controle de Zoonoses.

“A vigilância propriamente dita só se dará com completa eficácia quando a população tiver a chamada consciência sanitária. Fiquei sensibilizada com a proposta da criação da subsecretaria de vigilância sanitária e levarei essa proposta ao nosso secretário de participação social no sentido de lembrar e fortalecer essa concepção de vocês.” Marlene Santos Barroso, da Secretaria de Participação Social.


Inscrições
As inscrições para a 1ª CMVS estão abertas. Os interessados terão até o dia 3 de agosto para se inscrever. Para isso, deverão se dirigir à sala do CMS, localizada à Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 169 / sala 702, no Centro de Niterói.  Ou então realizar a inscrição por e-mail:  conferenciamunicipaldevigilanciaemsaude@gmail.com








Fonte parcial do texto:  Fundação Municipal de Saúde de Niterói
Fonte dos questionamentos e depoimentos:  Blog do CCZ de Niterói
Fonte das imagens:  Blog do CCZ de Niterói e Fábio Vilas Boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário