segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Usuários do PMF Eva Ramos recebem palestra sobre arboviroses





Encerrando as atividades de sala de espera desenvolvidas na Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para combate ao Aedes aegypti, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – realizou palestra sobre o tema Arboviroses no Médico de Família Eva Ramos, bairro Cantagalo, na última sexta-feira (27/10).

A Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para combate ao Aedes aegypti (23 a 27 de outubro) é uma campanha do governo federal que visa a alertar a população sobre a importância de combater o mosquito ainda antes do verão. O maior volume de chuvas do período facilita a reprodução do inseto.

A ação educativa deu-se por meio de bate papo interativo, nos moldes de palestra, e distribuição de panfletos.  Os agentes Patrícia de Oliveira e Delcir Vieira falaram sobre as principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no país (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas, características do inseto e principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

Os participantes, usuários que aguardavam atendimento e funcionários, demonstraram interesse no assunto abordado e buscaram esclarecimentos de algumas dúvidas:  “Contamos com a participação ativa de algumas senhoras que relataram que já adquiram a dengue hemorrágica. Houve também algumas denúncias sobre moradores da comunidade que favorecem a possibilidade de focos do Aedes aegypti”, avaliou Patrícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário