terça-feira, 23 de janeiro de 2018

CCZ promove ação educativa no Projeto Gugu do Largo da Batalha




Sensibilizar os participantes sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor das arboviroses dengue, chikungunya,  zika e febre amarela urbana –, com a vigilância constante do ambiente de convívio, evitando a água parada em locais que possam servir como criadouros do vetor.  Esse foi o objetivo da ação educativa promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – junto aos integrantes do Projeto Gugu do Núcleo Largo da Batalha na última quarta-feira (17/01).

A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu bate papo interativo e distribuição de panfletos na praça do bairro onde o grupo se reúne para fazer exercícios físicos habitualmente.  O propósito foi prestar orientações sobre medidas de prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, no entanto, informações sobre as doenças, características do Aedes aegypti e vacinação contra a febre amarela também estiveram em pauta.

Segundo Patrícia, o público participou com muito interesse.  “A receptividade foi geral, todos expressaram suas dúvidas quanto o vírus da febre amarela e a vacina. Contamos com o total apoio do professor do dia”, avaliou.







Projeto Gugu

O Projeto Gugu é um dos mais bem sucedidos programas de ginástica e incentivo à qualidade de vida voltados para idosos.

Idealizado e comandado pelo médico ortopedista e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva (in memoriam), o Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói. 

Os núcleos foram surgindo, e o mais interessante é que se propunha simplesmente fazer exercícios físicos, e agora reintegra o idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social. (Fonte:  http://www.funcab.org/gugu.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário