quinta-feira, 8 de março de 2018

CCZ realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti no Engenho do Mato





O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou na manhã desta quarta-feira (07/03) um mutirão de combate ao Aedes aegypti no bairro Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói, orientando a população e combatendo possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

O mutirão teve o objetivo de intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano todo e mobilizar a população para o combate ao mosquito.

Cerca de 40 agentes do Serviço de Controle de Vetores percorreram as ruas do bairro, vistoriando casas e comércios, buscando possíveis focos do inseto, aplicando larvicida, quando necessário, e distribuindo material informativo.  Ao total, foram 573 imóveis visitados.  Na ação operacional os profissionais também fizeram pulverização de inseticida, com equipamento específico, para eliminar mosquitos adultos dentro dos domicílios cujos moradores/proprietários autorizaram o serviço.




Segundo o CCZ, o índice de criadouros de mosquito na cidade está controlado e dentro do padrão instituído pelo Ministério da Saúde. No entanto, com as recentes chuvas, a atenção tem que ser redobrada, porque esses índices costumam subir. O ciclo do mosquito tem sete dias, por isso a importância deste trabalho, pouco tempo depois das últimas chuvas.

Além da atenção com as chuvas, o cuidado deve ser redobrado nas caixas d'água. É essencial que ela esteja tampada ou com tela mosquiteira. Ao identificar larvas do mosquito, a equipe aplica o larvicida e recomenda a limpeza do fundo com vassoura, para eliminação de possíveis ovos do mosquito grudados na parede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.