quarta-feira, 28 de março de 2018

Mutirão de combate ao Aedes aegypti no Buraco do Boi segue até quarta-feira





O mutirão de combate ao Aedes aegypti que está sendo realizado no Buraco do Boi segue até esta quarta-feira (28/03).  O objetivo é dar continuidade à mobilização iniciada na semana passada, que visa intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano todo para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Agentes do Serviço de Controle de Vetores (SECOV), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão percorrendo as ruas da comunidade para vistoria de casas e comércios em busca ativa de possíveis focos do inseto.  Quando necessário, aplicam larvicida.  Na ação operacional os profissionais também fazem aplicação de inseticida com uso de equipamento específico intradomiciliar para eliminar mosquitos adultos.  





Além do CCZ, a atividade conta com a CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), o Programa Médico de Família, a Administração Regional do Barreto e a Associação de Moradores.





A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê de Combate à Dengue da Regional Norte para diminuir a proliferação do inseto na área.  O comitê envolve várias secretarias como a de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Obras, CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), além de atores sociais da região – associação de moradores, escolas, unidades de saúde, entre outros.  Em reunião na segunda-feira, dia 19/03, na Policlínica Doutor João Vizella, seus integrantes discutiram propostas e definiram os procedimentos do mutirão.

Segundo o CCZ, o índice de criadouros de mosquito na cidade está controlado e dentro do padrão instituído pelo Ministério da Saúde. No entanto, com as recentes chuvas, a atenção tem que ser redobrada, porque esses índices costumam subir. 

Além da atenção com as chuvas, o cuidado deve ser redobrado nas caixas d'água. É essencial que ela esteja tampada ou com tela mosquiteira. Ao identificar larvas do mosquito, a equipe aplica o larvicida e recomenda a limpeza do fundo com vassoura, para eliminação de possíveis ovos do mosquito grudados na parede.

Pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros, devem ser limpos e escovados pelo menos uma vez por semana; assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promovem um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo possíveis focos do mosquito e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ na prevenção e combate aos focos do mosquito, nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário