quinta-feira, 9 de abril de 2015

Promoção do Ambiente Saudável na UMEI Gabriela Mistral






Nesta semana (06, 08 e 09/04), alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Gabriela Mistral, bairro Badu, participaram do projeto Promoção do Ambiente Saudável nas Escolas. Realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) –, ação educativa é uma parceria da Fundação Municipal de Saúde com a Fundação Municipal de Educação.

O objetivo é sensibilizar e mobilizar estudantes a uma reflexão sobre as interferências do ser humano no ambiente, visando criar estratégias de ações que facilitem a prevenção de agravos e doenças no meio em que vivem.

A metodologia aplicada pelos profissionais é baseada no referencial teórico construtivista, privilegia a ação do aluno que age sobre o objeto estudado observando, manipulando, concluindo, reformulando conceituações e utilizando o lúdico como estratégia – apresentações de teatro, elaboração de oficinas de trabalhos manuais, recorte de reportagens, coral musical, maquetes, exposição de fotos, entre outros meios. 




Neste primeiro encontro do projeto, a agente Patrícia de Oliveira contou histórias para as crianças sobre as temáticas escolhidas pela unidade escolar (dengue e febre de chikungunya), a fim de ajuda-las a entenderem suas relações com o meio ambiente e as doenças em questão. Os pequenos participaram ativamente, interagindo com colocações e questionamentos. 





    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.