sábado, 30 de janeiro de 2016

Ação educativa sobre dengue, chikungunya e zika no Projeto Gugu





Com o objetivo foi sensibilizar os participantes sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika –, com a vigilância constante do ambiente de convívio, evitando a água parada em locais que possam servir como criadouros do inseto, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu uma ação educativa junto aos integrantes do Projeto Gugu do Núcleo Largo da Batalha nesta quinta-feira (28/01). 

A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu bate papo interativo, com demonstração de material de apoio, e distribuição de panfletos na quadra de esportes do bairro onde o grupo se reúne para fazer exercícios físicos habitualmente.  O enfoque principal foi medidas de prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito; no entanto, informações sobre as doenças, características do Aedes aegypti e dados atuais sobre a situação da microcefalia no país também estiveram em pauta.

A participação do grupo foi impressionante, com manifestação de interesse e vontade de aprender mais.  Todos apresentaram alguma dúvida, relato ou questionamento, que foram prontamente debatidos e esclarecidos. Os tópicos zika e microcefalia despertaram maior curiosidade.  Ao final, o público agradeceu a iniciativa.


 




Projeto Gugu

O Projeto Gugu é um dos mais bem sucedidos programas de ginástica e incentivo à qualidade de vida voltados para idosos.

Idealizado e comandado pelo médico ortopedista e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva (in memoriam), o Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói. 

Os núcleos foram surgindo, e o mais interessante é que se propunha simplesmente fazer exercícios físicos, e agora reintegra o idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social.
(Fonte:  http://www.funcab.org/gugu.php) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.