quinta-feira, 9 de março de 2017

Educação em Saúde fala sobre arboviroses com pais de alunos






Nesta terça-feira (07/03) o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – falou sobre arboviroses em reunião com 150 pais de alunos do Colégio Estadual Alcina Rodriguez, em Itaipu.  O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados por essas doenças – em especial, dengue, zika e chikungunya – e a importância da prevenção.





A ação educativa em saúde deu-se por meio de bate papo interativo, nos moldes de palestra, apresentação de slide-show e distribuição de panfletos.  Os agentes  Élcio Nascimento e Rita de Cássia Costa abordaram o tema enfatizando as doenças e seus sintomas, as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

O encontro contou também com a participação de uma equipe do projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, informando sobre essa iniciativa internacional trazida ao país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e apoiada pelo Ministério da Saúde, já implantada em Niterói, que consiste na utilização de uma bactéria chamada Wolbachia para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.